quinta-feira, 24 de abril de 2014

Karl Hermann Schall

Karl Hermann Schall

Saiba um pouco sobre  Karl Hermann Schall

           Karl Hermann Schall nasceu em Tübingen, na Alemanha em 9 de fevereiro de 1909. Veio para o Brasil na idade de 23  anos. Faleceu em 1 de janeiro de 1992 em Panambi (RS). Morou no Paraguai e mais tarde fixou residência na Colônia Neu-Württemberg, atual município de Panambi. Nesta montou uma sapataria. Trabalhou na fábrica de Walter Faulhaber.
         Aos quinze (15) anos de idade iniciou a coleta de borboletas e outros insetos, desta forma deu início a sua coleção de insetos, onde a grande maioria são borboletas. A coleção possuí mais de 1500 espécies de borboletas, com exemplares de quase todos os estados brasileiros, de países sul-americanos, africanos (Congo e Madagascar), Nova Guiné, Alemanha, China e Japão, entre outros.
          As borboletas eram adquiridas por meio de intercâmbios, feitos através do correio. Os ovos de borboletas eram postos dentro de envelopes comuns. Criava as larvas no seu próprio jardim. Praticava pintura artística artesanal e confeccionava armação dos quadros, no qual expunha as borboletas e insetos.

Retrospectiva sobre a história da aquisição da Coleção de Borboletas...

          A coletânea foi adquirida no mês de março de 1992,  a iniciativa partiu do empresário Ingomar Brunne (da antiga Empresa Ernesto Rehn, atualmente diretor da  Empresa Brunning Tecnometal). Foi comprada por 15 milhões de cruzeiros, valor que foi dividido em  partes iguais entre  Prefeitura e o Sr. Ingomar (FOLHA DAS MÁQUINAS,1992).
          No dia 15 de agosto de 1992 houve uma reunião na Biblioteca Pública Municipal, na oportunidade aconteceram pronunciamentos  por parte de várias autoridades sobre a aquisição da Coleção de Insetos. Na época era secretária de Educação a Srª Vera Knorr, esta na sua fala "destacou o grande esforço  do secretário  da Fazenda o Sr. Henrique Hartmann juntamente com  Sr. Ingomar Brunne para concretizar a compra da coletânea  já que o Sr. Schall tinha o desejo que as borboletas ficassem em Panambi, terras das borboletas azuis" (ATA Nº 071, MAHP).
       

Familiares de Schall presentes à solenidade que aconteceu na Biblioteca Municipal.
Fonte: Jornal Folha das Máquinas, 21.08.1992.

Empresário Ingomar Brune, representante na época da Ernesto Rehn (atualmente Bruning Tecnometal).
Fonte: Jornal Folha das Máquinas, 21.08.1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário